segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

RENDA EXTRA: INTEGRAÇÃO LAVOURA/ PECUÁRIA/ FLORESTA

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais vai implantar, até março, 226 unidades demonstrativas do sistema de integração lavoura/pecuária/floresta, além de 885 novas áreas de plantio de eucalipto. O trabalho, que começou em 2008, foi incrementado em 2009 com o investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão pelo governo estadual.

A integração lavoura/pecuária/floresta consiste em aproveitar a mesma área de uma propriedade para desenvolver de duas a três atividades diferentes. O produtor pode consorciar o pasto com lavouras de grãos, como o milho. Ou ainda investir no plantio de florestas – geralmente eucalipto – para corte de madeira na mesma área usada para o pastoreio de animais ou para o cultivo de lavouras anuais.

“O trabalho para implantação das 226 unidades demonstrativas teve início em 2008. Desde então, estão sendo adquiridos e distribuídos adubos, sementes de milho e capim, além de mudas de eucalipto para produtores rurais”, explica o secretário da Agricultura, Gilman Viana. Os produtores estão fazendo o plantio em áreas de até dois hectares no sistema de integração. A assistência técnica é prestada pelos técnicos da Emater-MG. A empresa também é a responsável por fazer o levantamento dos produtores interessados em implantar as unidades demonstrativas. “A ideia é de que essas áreas sirvam de demonstração para outros produtores interessados. Dessa forma, estamos difundindo o sistema pelo estado”, diz o secretário.

A outra ação da secretaria é a aquisição e distribuição de insumos e mudas de eucalipto para 885 produtores. Cada um está recebendo mil mudas. Nesse caso, o plantio é feito em áreas entre um hectare (plantio adensado) e quatro hectares (consorciado com pasto e lavoura). Quem recebe as mudas pode optar em plantar apenas o eucalipto ou fazer a integração com outras culturas. Paralelamente à implantação das unidades demonstrativas, a Secretaria de Agricultura promoveu este ano a capacitação de 574 pessoas, entre técnicos e produtores.

Além do aproveitamento de uma mesma aérea para o desenvolvimento de até três atividades, o sistema integração lavoura/pecuária/floresta é considerado pelos especialistas uma das melhores práticas sustentáveis da agropecuária. “No caso de Minas Gerais, existem 25 milhões de hectares ocupados com pastagens. Uma parte está degradada. Uma das melhores maneiras de recuperar essas áreas é a integração com outras atividades, pois reduz o processo erosivo e melhora a fertilidade do solo ao fazer o plantio de outras culturas”, explica o coordenador de Bovinocultura de Corte da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires. Ele também lembra que o sistema é uma das melhores maneiras de aumentar a oferta de madeira para uso das indústrias do estado.

José Alberto alerta que a integração deve ser feita com assistência técnica, pois o espaçamento do plantio de grãos e de eucalipto vai variar de acordo com o tipo de integração.

Fonte: Esatdo de Minas 21/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário