sexta-feira, 28 de agosto de 2009

NOVAS TÉCNICAS PARA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Veja a Entrevista que Eduardo Pinheiro Henriques da Arcelor Mittal deu ao site Painel Florestal

O Senhor poderia falar sobre as características técnicas desejáveis de madeira para a produção de carvão vegetal siderúrgico.
Eduardo Pinheiro: Seria uma madeira que tivesse uma secagem rápida logo após o corte, ao ambiente, que esse processo de secagem transcorresse de forma a não danificar a estrutura anatômica da madeira, e que essa madeira, ao ser levada à unidade de produção de carvão, durante o processo de carbonização, a saída dos gases, dos óleos e do restante da água higroscópica, transcorresse de forma que não danificasse a estrutura anatômica desse carvão, em outras palavras, que não tivesse obstruções, especialmente nos vamos do cerne que impedisse essa difusão tranqüila. Com isso nós iríamos formar um carvão bem estruturado e lá no processo de produção do ferro gusa iria suportar bem a carga de minérios de ferro e fazer a redução do minério de ferro e a obtenção de ferro gusa. É claro que paralelo a isso, é importante que a madeira seja de alta produção, questão econômica, e tenha boa densidade.

E sobre a questão do melhor material genético, a arte de combinar características genéticas, nutrientes e água?
Eduardo Pinheiro: A técnica que a engenharia florestal encontrou nessa para melhora a qualidade da madeira, da árvore que vai produzir essa madeira é a hibridação, que é a forma que você tem de somar características boas de determinada espécie com características boas de outra e juntar isso num indivíduo. Dependendo do lugar onde você está você pode selecionar característica de madeira de alta densidade com crescimento volumétrico e com aptidão para desenvolver bem em local de baixa precipitação onde há déficit hídrico mais severo. Há vantagem é que o eucalipto é uma planta maravilhosa e tem uma riqueza transgênica muito grande e uma capacidade de combinar esses fatores e formar um indivíduo com essas características desejadas. É evidente que tem que fazer um grau de cruzamento muito grande, mas com certeza vai sair um indivíduo adequado à produção que estiver interessando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário