quinta-feira, 23 de julho de 2009

CRISE MUNDIAL , APAGÃO FLORESTAL E OPORTUNIDADES!!!

Estamos no meio de uma crise econômica internacional, que abalou a todos, e que criou algumas dificuldades para a silvicultura. Dificuldades passageiras, que foram previstas, como tal, por muitos profissionais do setor.

A incerteza gerada pela crise reduziu o plantio e criará um buraco no estoque de madeira, que vinha sendo formado com os novos plantios; há dados mostrando, que nos anos de 2005, 2006, 2007, os programas de plantio chegaram ao redor de 600.000 h/ano.

A programação de 2008/2009, deve ter sido reduzida de 30 a 40%, ou seja, 180 a 240.000 ha deixaram de ser plantados. Se as incertezas persistirem e a programação de 2009/2010 for afetada também, esse número poderá ser ainda maior!

A silvicultura estará, portanto diante de mais um grande desafio. Lá na frente, com a economia aquecida novamente as fábricas e as siderúrgicas terão problemas de abastecimento e os custos provavelmente se elevarão. Como recuperar essa produção perdida?

Num determinado momento se não surgirem novas políticas de fomento, linhas de crédito e incentivo ao plantio de eucalipto ocorrerá um buraco no suprimento de madeira, a médio e longo prazo, e teremos então, o “apagão florestal que será aumentado pela crise”!

Talvez AGORA, HOJE seja o momento de nós produtores aproveitarmos as OPORTUNIDADES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário