quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BIOMASSA: A ENERGIA DO FUTURO


A utilização da energia da biomassa é considerada estratégica para o futuro, pois é uma fonte renovável de energia.

No Brasil a lenha ocupa a terceira posição em fonte de energia utilizada, sendo extraída das poucas reservas que restam no país. É nesse contexto que entra a geração de biomassa a partir do eucalipto.

O gerente de Projetos - Biomassa da Gaia Energia Participações S/A, André Luis Escobar, explica como funciona esse processo de geração de energia que pode ser de grande importância para o nosso futuro. “Por se tratar de biomassa, diferentemente da celulose, deve obter em máximo a utilização de toda massa vegetal, ou seja, utiliza-se também folhas, galhos e copa. Toda essa matéria é levada a usina, onde é triturada e queimada diretamente em uma caldeira, onde se produz vapor em alta pressão e temperatura. Esse vapor aciona uma turbina, que acoplada ao gerador, gera a energia elétrica”.

De acordo com André, a procura por esses tipos de projetos tem sido alta, mas são poucos os que estão em implementação. No entanto, esse pode ser um mercado bastante rentável, mais que outros tipos de geração de energia. “O custo por MW instalado chega a ser menos da metade de uma Hidrelétrica e seu tempo de implantação, desde os estudos ocorre em metade do tempo, se considerarmos, inventario de rio, projeto básico e outros. No entanto deve-se obter bons preço de venda da energia e um baixo custa na biomassa”, afirma.

A energia advinda da biomassa é considerada durável a partir do momento que em que pode-se, através do manejo correto garantir seu ciclo, por exemplo garantindo o reflorestamento ou replantio. E é renovável no sentido de que toda a energia obtida da biomassa veio de processos biológicos. “Essa é uma geração de energia extremamente sustentável e menos agressiva até mesmo que as hidráulicas”, conclui Escobar.

Fonte: Painel Florestal

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SILVICULTURA CLONAL DE EUCALIPTO

No Brasil, onde há variações das condições naturais entre as regiões, a área de plantios clonais de eucalipto vem sendo ampliada cada vez mais graças à disponibilidade de clones selecionados para as mais diversas regiões e objetivos comerciais, tudo isso juntamente com um custo competitivo.

Para dar início à silvicultura clonal de eucalipto é preciso selecionar árvores com características superiores (Matrizes) e produzir clones desta planta através da propagação vegetativa por meio do regate de brotos. O processo consiste em cortar a árvore selecionada, para que ela emita brotações, os quais são posteriormente coletadas e estaqueadas. A planta entra em processo de enraizamento e é armazenada com as condições devidas na casa de vegetação.

Na casa de vegetação as plantas se desenvolvem e podem ser utilizadas como jardins clonais, sendo utilizadas pra produção de outros clones ou vão para o campo onde originarão um plantio homogêneo o qual atende de forma mais produtiva às diferentes necessidades.

O Plantio com Clones oferece inúmeros benefícios. Há a espécie correta para cada finalidade da madeira e a silvicultura clonal oferece maior produtividade para cada uma delas. Além da padronização do produto a facilidade do manejo também é bem maior em um plantio com clones.