quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FERTILIDADE DO SOLO


A fertilidade de um solo depende de vários aspectos, que precisam ser favoráveis para que nele possa ser desenvolvida a atividade agrícola. A preocupação dos agricultores, no que diz respeito ao solo, está associada à sua fertilidade. Tal fertilidade, como já foi dito, pode ser "medida" de várias formas e sob alguns pontos de vista.

O que é a fertilidade física de um solo? Nada mais é do que o conjunto de características físicas que este solo precisa ter para ser considerado mais ou menos fértil. Esta fertilidade depende da presença de oxigênio no solo, pois sem ele, os vegetais não se desenvolvem bem e a atividade agrícola fica prejudicada. De uma maneira geral, podemos dizer que a presença de uma boa quantidade de oxigênio aumenta a produtividade da plantação.

Não pode haver grandes quantidades de Alumínio e Manganês no solo, o que está ligado ao pH, que deve ser o mais adequado possível, para cada diferente cultura. Uma análise de solo é sempre recomendável, para que o pH seja determinado e que possíveis correções sejam feitas.

Outra importante e vital característica física que o solo deve apresentar para que se presta à agricultura é uma boa capacidade de infiltração de água. Solos impermeáveis ou com pouca capacidade de infiltração não são bons para a agricultura e devem ser "consertados" ou simplesmente descartados para esse uso.

Além das características físicas do solo, propriamente ditas, devemos ressaltar outro fator importante para que se saiba qual é a capacidade ou fertilidade do solo: a quantidade e a qualidade de vida existente nele. Minhocas, por exemplo, são ótimas para tornar o solo mais fértil e produtivo. A vida no solo deve ser rica e diversificada, num ecosistema saudável, para abrigar atividades agrícolas.

Tecnologia a serviço do solo e da agricultura

Para que o solo seja bem aproveitado, devemos utilizar sempre as melhores tecnologias disponíveis. Como a atividade agrícola causa uma forte alteração no sistema ecológico nativo, deve ser feita de forma a criar um novo sistema, balanceado e saudável através da utilização de técnicas como a adubação, irrigação, etc.

A principal função do trato do solo é mantê-lo sempre favorável ao plantio e ao desenvolvimento agrícola, principalmente através da sua renovação constante que é feita, principalmente, através da adição de matéria orgânica.

Fonte: Rural News