terça-feira, 26 de maio de 2009

I CONGRESSO SOBRE FLORESTAS ENERGÉTICAS EM MINAS GERAIS

De 02 a 05 de junho, Belo Horizonte sediará o I Congresso Nacional sobre Florestas Energéticas no Brasil. O evento tem a organização da Embrapa Florestas e do Governo do Estado de Minas Gerais, tendo como objetivo fomentar informações, criar debates, discussões e possíveis soluções para o ramo energético em nosso país.

Nós do Viveiro Griff Florestal estaremos presente e traremos todas as informações e novidades pra vocês... Aguardem!!!

Link da Programação
http://www.florestasenergeticas.com.br/programacao.php

Link para Inscrições
http://www.florestasenergeticas.com.br/inscricoes.php

Local: Expominas

sexta-feira, 22 de maio de 2009

MERCADO MINEIRO EM EXPANSÃO

Minas Gerais possui um grande potencial econômico e comercial para exploração florestal, pois:
* Possui condições climáticas e de de solo favoráveis ao cultivo de florestas;
* Está está estrategicamente localizado entre grandes pólos consumidores de madeira como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
* Conta com uma boa estrutura viária para escoar a produçaõ inclusive até os principais portos do País.
* Detém o maior parque siderúrgico brasileiro, que tem como fonte de energia principal o carvão vegetal, aumentando a demanda por madeiras de floresta plantada em especial o Eucalipto.

Segundo a Associação Mineira de Silvicultura (AMS), a produção de carvão vegetal em Minas Gerais responde por 60% da demanda no Estado. Ou seja temos um Mercado aquecido e em expansão.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

TECNOLOGIA NA COLHEITA DO EUCALIPTO

Vejam só o vídeo que mostra esta máquina fantástica de colheita de eucaliptos.
Em poucos segundos, a árvore é derrubada, descascada e cortada.
É a alta tecnologia chegando também na silvicultura!!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

EUCALIPTO ADENSADO

Usinas São Paulo começam a fazer testar o uso da energia do eucalipto para mover as caldeiras. Para viabilizar o processo, eles apostam no cultivo adensado da planta. A idéia é originária nos EUA.
Veja o vídeo exibido em fevereiro no Globo Rural:

quinta-feira, 14 de maio de 2009

EUCALIPTO CLONADO - MAIOR UNIFORMIZAÇÃO, ADAPTAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Veja porque vale a pena plantar Eucalipto com Mudas Clonadas:
a) Uniformização do plantio , já que todas as árvores são provenientes da mesma matriz clonada, escolhida pela alta qualidade genética;
b) Obtenção de clones com maior capacidade de adaptação e resitência às doenças e às situações ambientais inadequados ao plantio;
c) Maximização do ganho em produtividade, precocidade e qualidade tecnológica das florestas clonais gerando maior rentabilidade e viabilizando custos tornando o negócio acessível e competitivo.

PROCESSO DE CLONAGEM

O processo de clonagem é chamado cientificamente de micro propagação vegetativa. A produção das mudas é feita em laboratório a partir de árvores de eucalipto selecionadas e de alta qualidade genética. Isso faz com que as mudas fiquem idênticas a árvore mãe, ou seja, com qualidade muito superior as mudas geradas de sementes.
Para garantir a qualidade , todo o processo de formação das mudas é controlado rigorosamente, desde a clonagem, o controle de temperatura e umidade nas estufas, até a entrega ao cliente.
A Griff Florestal conta com PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS e TECNOLOGIA DE PONTA para produzir mudas de alta qualidade, que garantem maior produtividade e retorno pros nossos clientes.

APROVEITAMENTO DO EUCALIPTO

Atualmente se aproveita tudo do eucalipto. Das folhas, extraem-se óleos essenciais empregados em produtos de limpeza, alimentícios, em perfumes e até em remédios. O tronco fornece madeira para sarrafos, ripas, vigas, postes, varas, tábuas para embalagens, móveis, escoramento para construção civil, lenha e carvão. Sua fibra é utilizada como matéria-prima para a fabricação de papel e celulose.